sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O renascimento do menino sonhador


  Dentro de um mundo cheio de dificuldades, de vaidades, de brigas e de individualismo, boa parte das pessoas acaba sendo levada a reproduzir sentimentos negativos ou até mesmo destrutivos.
  No contra fluxo destes sentimentos, as forças do amor, da solidariedade, da bondade sempre se mostram e tocam profundamente mesmo nos corações mais duros. Esta luta milenar própria do processo de maturação humana produz a cada dia um novo capitulo da novela da vida.
  Neste contexto há quase seis meses tive acesso a uma reviravolta. Uma mudança que a cada dia se aprofunda mais no interior de um “menino-homem” que já sonhou que podia tudo. Inclusive tornar o mundo mais justo, sonho sufocado pela vivencia diária, pelo cotidiano da luta e da sobrevivência.
  A pobreza da infância e da adolescência. As percas, as vitorias sejam elas pequenas ou grandes não passaram despercebidas, mas haviam sido relegadas a um segundo plano, dando grande espaço para o individualismo e a praticidade das coisas.
Sentar ao lado de pequenos que tem a mesma idade dos meus filhos, e observar o momento difícil que não só a criança individualmente passa, mas toda a dificuldade e sofrimento que são dividas entre seus familiares e ver pessoas dedicando seu tempo, seus esforços para que eles e suas famílias tenham mais qualidade de vida para enfrentar talvez o maio medo do ser humano. A doença que pode virar morte, mexe com o coração endurecido pela vida.
O conforto para estas pessoas, seja ele espiritual, ou material, acalma, mas só o conforto não basta, percebi ao encontrar com os voluntários que há uma cumplicidade, uma união fraterna, uma entrega completa. Não é só desejo, é pratica, é transformação diária.
  É uma luta constante e incansável para diagnosticar a doença, tratá-la, e principalmente fazer isso de forma humana e responsável, colocando acima de tudo o bem-estar do paciente e dos seus familiares.
  Não basta ter os melhores equipamentos, os melhores profissionais e a melhor estrutura física. É necessário amar o próximo para que algo tão importante, como o diagnostico, o tratamento e a busca da cura do Câncer possam realmente serem alcançados.
  Pra alguém como este menino-homem que achava a vida totalmente pratica, programada, que se preocupa apenas com a sobrevivência, na criação dos filhos, na educação destes e no ensinamento de bons modos. Observar a força transformadora do amor agindo diariamente é bastante impactante na mente e principalmente no coração de quem já não acreditava mais nessa força.
  É o renascer do menino que acredita em milagres, pois cada dia na vida das pessoas é um milagre e deve ser comemorado assim.

Jackson Pereira

Um comentário:

  1. Muito emocionante esse texto, so sabe a verdadeira luta que esses pequenos passa sao as queles que estao direto ou indiretamente ao lado deles. parabens pra todos que de um jeito ou de outro deixa a vida desses pequenos mas confortavel possivel. Parabens meu amigo, sabias palavras.

    ResponderExcluir