quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A função do jornalista na era da tecnologia

Neste momento de novas tecnologia de informação e de democratização dos acessos as informações através das redes sociais (digitais)trazem a discussão sobre qual a função dos jornalistas.

A perspectiva é de que a função do jornalista seja livre e sem as amarras dos editores essa liberdade ira proporcionar a ele conseguir mediar os conflitos de interesses distintos, buscando abrir perspectivas ainda não vislumbradas.

É da prática jornalística fazer abrir os lados diversos de uma mesma questão buscando em novas fontes, novas informações para que se permitam novas analises, algumas experiência de vanguarda estão sendo feitas ou propostas, mas ainda muito tímidas em relação ao potencial que as redes sociais e a informatização dos conteúdos oferecem.

Parte desta limitação se dá ainda por conta do poder econômico e político que os grupos de comunicação detém em suas mãos, mas a mudança que já está em curso, se acompanhar o nível da mudança tecnológica, será impactante, profunda e rápida.

A outra parte da limitação pode ser atribuída aos jornalistas e a falta de perspectivas financeiras, estruturais e de crescimento sustentável para quem pretende trabalhar exclusivamente com mídias sociais (digitais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário