sábado, 23 de julho de 2016

Com música e poesia, Rafael Brito borda suas estórias no Terça de Graça em Sobral

Valorizando a nossa cultura

Apresentação acontece nesta terça-feira, dia 26 de julho. A partir das 18h30, no Teatro São João. Para se encantar, refletir e rir!

Ação da Secretaria de Cultura do Estado (lei número 13.811, de 16 de agosto de 2006) e apoio cultural da Coelce e da Prefeitura Municipal, a segunda edição do TERÇA DE GRAÇA em Sobral apresenta o artista Rafael Brito, com o show “Os Bordadores de Estórias”, um resgate da cultura tradicional nordestina em forma de poesia. O Projeto tem a Direção Geral e é uma criação do humorista sobralense Bené Barbosa. 

OS BORDADORES DE ESTÓRIAS DO RAFAEL BRITO
Uma colcha de retalhos da lindíssima Cultura Popular Nordestina, é essa a essência do espetáculo, composto de poemas, músicas e estórias que resgatam um pouco as nossas raízes. Trata-se de uma mostra limpa e pura do fazer, pensar e agir regional. Nosso modo de falar, nossas manias, nosso jeito simples de ser, tudo isso é mostrado nesse show, de modo a incentivar cada vez mais a divulgação e a valorização do que é e sente a gente nordestina.

MAIS: Um refinado espetáculo em que são apresentados poemas e canções autorais fortemente marcadas pela influência dos tradicionais menestréis. “A ideia é manter viva a nossa linda cultura, valorizando o que temos de bom, e mostrando para o Brasil e o Mundo o quanto somos ricos naquilo que somos”, tempera Rafael.

UM PROJETO DIFERENTE
Na primeira versão do Projeto em Sobral, no ano de 2013, o público superou os 10 mil espectadores. Bené Barbosa explica que o TERÇA foi especialmente estruturado, em 2016, para comportar os aspectos Inovador, Social e Cultural. Todos os espetáculos do ano em curso têm a casa lotada.  Ao todo são 13 espetáculos e, nos finais de semana, 8 oficinas.

SERVIÇO
·         Terça de Graça 2016 em Sobral
·         Os Bordadores de Estórias – com Rafael Brito
·         Teatro São João
·         18h30
·         Entrada gratuita

sábado, 9 de julho de 2016

LEI DOS FARÓIS ACESSOS – MAIS UMA VEZ SERVIDÃO VOLUNTÁRIA

O governo descobre uma nova “mina” para arrecadar mais, cada vez mais.
Prof Luiz Rogério Nogueira (*)
Temos realmente o governo que merecemos. Isso é indiscutível. Servimos sempre de forma voluntária, ou seja, aceitamos tudo, apenas reclamando, murmurando e nada fazemos para barrar as arbitrariedades do governo, nada fazemos. Sempre, sempre, servidão voluntária.
Veja a última, a partir de hoje (08/07/2016), isso foi muito noticiado pela impressa, temos que manter os faróis acessos nas rodovias, não é escolha, é lei. E o que fazemos? Nada! Em qualquer roda de conversa o assunto é esse, cada um diz o que quer, mas no final obedece, e nada faz. E isso é histórico.
E o governo usa como argumentos para lei um pequeno e irrelevante índice de 5% a 6% na redução de acidentes em alguns países, os quais não tem nem como serem comparados ao Brasil, pois tem boas estradas, bons veículos e população altamente educada, em sua maioria, nas regras de trânsitos.
Tivemos em 1988 o selo pedágio (Lei nº 7.712, 22/12/1988) que obrigou a todos a comprar este selo para poder transitar nas rodovias federais, e segundo a lei o dinheiro seria destinado para conservar as estradas, o governo arrecadou bilhões e nenhum metro de estrada foi reparado, consertado e o que fizemos? Como sempre nada, mas todos nós, sem exceções reclamavam e pagavam. A lei foi revogada 16/08/1990, quase dois anos após.
Depois tivemos em 1998 o kit de primeiro socorros (Resolução nº 42, 21/05/1998), a lei obrigou todos a comprarem um kit de primeiros socorros e o que fizemos? Como sempre nada, mas todos nós, sem exceções reclamávamos e comprávamos o kit, meses depois revogou a lei, mas todos já haviam comprado. Em 2009 através da Lei nº 12.119, 16/12/ 2009 obrigou a indústria e o comércio nacionais
e toda a população a observância do novo padrão de plugues e tomadas, com fio terra. Sabendo, então, que não possui em casa uma tomada adequada, o consumidor sai à procura de um adaptador no comércio local e, não raro, se revolta ao saber que poucos estabelecimentos o possuem. Como sempre nada, mas todos nós, sem exceções reclamávamos e comprávamos. A lei ainda não foi revogada, mas foi deixada de lado.
Em 2010 o Imetro através da Portaria Interministerial nº 1007, 31/12/2010 extingue em definitivo as lâmpadas incandescentes no País e obriga a toda a população a deixar de usar essas lâmpadas e passe a usar as lâmpadas fluorescentes compactas e sugere “sutilmente” as lâmpadas de leds. O que fizemos? Como sempre nada, mas todos nós, reclamamos e comprámos as lâmpadas fluorescentes e de as leds. Depois em 2015 tivemos a obrigatoriedade do extintor tipo ABC (Resolução nº 516, 29/01/2015). Prazos foram prorrogados, multas foram aplicadas, nenhum lojista tinha o extintor para vender, foi uma loucura, mas como sempre, em setembro de 2015 foi publicada a resolução Nº 556, tornando facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O que fizemos? Como sempre nada, mas todos nós, reclamávamos e comprávamos o extintor ABC.
A minha pergunta tem sido, é e continuará sendo, até quando vamos apenas reclamar, murmuraram e nada fazer. Isso é servidão. O meu conselho é “sejam resolutos em não servir e seremos livres, lutem por seus direitos, unidos somos fortes, separados seremos sempre servos”.

(*) Prof Luiz Rogério Nogueira é conferencista, consultor de
empresas, autor de livros na área de gestão e comportamento
humano, possui artigos publicados em revista e jornais de
circulação nacional.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

​​Ery Soares é atração do Terça de Graça no aniversário de Sobral

Nas comemorações dos seus 243 anos, a Princesa do Norte recebe o hilário personagem Tizil (Garras da Patrulha). É terça-feira (5/7), a partir das 18h30, no Teatro São João.

Ação da Secretaria de Cultura do Estado (lei número 13.811, de 16 de agosto de 2006) e apoio cultural da Coelce e da Prefeitura Municipal, a segunda edição do TERÇA DE GRAÇA em Sobral apresenta o talento e a alegria de Ery Soares, o Tizil da televisão. O Projeto, de entrada gratuita, tem a Direção Geral (e é uma criação) do humorista sobralense Bené Barbosa (Papudim).

O CRIADOR DA CRIATURA
Ery começou a carreira artística fazendo apresentações em casas de shows e pequenos teatros de Fortaleza. Logo depois fixou-se como produtor, redator e humorista da Rádio Cidade FM, trabalhando ao lado de grandes nomes do humor local e nacional: Rossicléa, Adamastor Pitaco, Skolástica e Wellington Muniz (o Ceará do Pânico). Foi também humorista e produtor da rádio O POVO CBN e da Rádio e TV Jangadeiro. Atualmente, faz o Ceará inteiro “se abrir” pelo Sistema Verdes Mares (programa Nas Garras da Patrulha). Esteve nos principais programas da TV brasileira, como Tom Cavalcante, O Melhor do Brasil; por último, foi finalista do Domingão do Faustão da Rede Globo. Ery foi eleito o melhor humorista do Estado em 2012. 

A PRÓPRIA CRIATURA
O personagem Tizil é um fenômeno, tem milhares de acessos nas redes sociais. O sucesso é tanto que virou até música. 

UM PROJETO DIFERENTE
Na primeira versão do Projeto em Sobral, no ano de 2013, o público superou os 10 mil espectadores. Bené Barbosa explica que o TERÇA foi especialmente estruturado, em 2016, para comportar os aspectos Inovador, Social e Cultural. Serão 13 espetáculos e, nos finais de semana, um total de 8 oficinas.
  
SERVIÇO
Terça de Graça 2016 em Sobral
Ery Soares, o Tizil das Garras na Patrulha
Teatro São João
05 de julho
18h30
Entrada gratuita

Grato pela divulgação.

BENÉ BARBOSA
85 - 98879.4037 / 99645.4689
www.papudim.com.br
showpapudim@gmail.com
papudim@gmail.com