sábado, 6 de fevereiro de 2016

Rogério Fernandes e o compromisso com a cidadania: a formação profissional através do esporte

Campeão da Superliga de Vôlei trabalhando no Estado do Ceará

Apoiar diversas modalidades olímpicas, garantindo inclusão social e preparação de equipes competitivas do Ceará no cenário nacional é o maior desafio do ex-atleta de vôlei, nascido em Minas Gerais, em parceria com o empresário Luiz Cidrão

Quando um jogador de ponta, vencedor da Super Liga de Vôlei, com passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior, decide se aposentar ainda em forma e apostar em uma ideia, a pergunta que fica é: por quê? Foi o que aconteceu com o central Rogério Fernandes (32), em 2015, ao trocar as quadras (na época, o Benfica de Portugal) pelo escritório e um paletó, em empreitada que busca unir profissionalismo e trabalho social.

Rogério Fernandes e Luiz Cidrão
O primeiro passo nessa mudança foi a parceria da Kadoshi Marketing Esportivo, empresa de Rogério, para a gestão da Liga Nordeste de Basquetebol, certame que tem início no próximo mês de maio. É o maior torneio de clubes do Brasil, na modalidade, dele participando 340 equipes e quase oito mil atletas. “É uma responsabilidade, um comprometimento e uma alegria muito grandes participar deste projeto de fomento aqui no Nordeste; da mesma forma, pretendo fazer com o vôlei”,afirma o ex-central do Cruzeiro.

Parcerias no Ceará
Para concretizar os projetos no Estado, Rogério Fernandes apresentou seus objetivos ao empresário Luiz Cidrão, que aceitou o desafio animado pelo fator “preparação de base mediante inclusão de crianças e jovens nas práticas esportivas”. O próximo passo da dupla é a união com o setor público, em diversas esferas. O ex-atleta pretende colaborar na utilização potencial do Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO). “A estrutura existe, é magnífica. O Governo estadual está prestes a inaugurar um espaço que será referência nacional. Entre outras coisas, dispõe de 17.100 lugares, e é totalmente climatizado”,enfatiza.

Ele acredita que o CFO pode ser responsável por revelar atletas e, principalmente, formar cidadãos. “O profissional tem ao seu dispor uma arena multiuso com seus jogos; as bases utilizarão a estrutura das 26 modalidades que o equipamento fornece. É um complexo que precisa ser apresentado ao Brasil e ao mundo, é a maior arena climatizada do país. Foi totalmente projetado para a formação e preparação de atletas”, elogia.

Ceará na Superliga de Vôlei
Entre os planos de Rogério para 2016 está a inserção do Estado do Ceará na maior competição de voleibol do país. “Nós já temos uma equipe de basquete em disputa nacional. Embalado por esta realidade, quero começar uma equipe de vôlei profissional em Fortaleza, forte, trazendo empresas que queiram ter responsabilidade social com crianças e jovens, que precisam do esporte para caminhar com dignidade”, afirma. O objetivo do projeto é trabalhar a área social de forma transparente, incentivada pela presença de profissionais de primeira linha. “Inspirados neles, os cearenses poderão seguir os passos da boa formação profissional e tornarem-se, para além de bons atletas, verdadeiros cidadãos com educação, saúde e disciplina”, finaliza Rogério Fernandes.

Saiba mais sobre o atleta, acessando: