sábado, 25 de fevereiro de 2012

Talentos do jornalismo precisam ser copiados, mas não plagiados.

Nunca foi meu estilo Copiar e Colar. Mas quando é necessário  deve ser feito dando a referencia.

O texto abaixo foi produzido pelo Sr. Rogério Maia e está em seu blog. http://oserliberto.blogspot.com/ O referido rapaz foi elogiado publicamente, mais de uma vez, pelo Jornalista Nonato Albuquerque e provou pra mim, que ainda não tinha tido esta oportunidade de ler o que ele escreve, que o Nonato estava atolado de razão nos elogios que fez.


Uma noite, dia 24, um segredo e 24 estudantes
Mas antes deste momento... um contexto circundou os últimos dias
A ansiedade que já perdurava aumenta com uma ligação recebida
Os afazeres impedem de fugir mais cedo naquela tarde
O medo de atrasar por conta da carona que desviou a direção combinada também tomou conta de mim
O caminho do cuidado, mais que especial, para não sujar o branco vestido no momento
O perfume exalava no coletivo após saltar da carona recebida até metade do trajeto
Um amigo na van através de uma conversa divertida me deixava menos ansioso com o desconhecido motivo da reunião que estava por vir
O sapato que incomodava o calcanhar desprotegido pela meia que desceu quando desci na avenida
Meia esta que não podia ser arrumada, pois o céu já escurecia marcando 17h57min
A Travessia desesperada entre os carros
Os degraus pulados de dois em dois segurando no corrimão
O elevador que parece não querer descer
A porta que abre e me ver apostar corrida com o tempo em direção a 604
O local mudado para maior desespero e correria
Uma câmera e um microfone peludo, acompanhados de três dos quatro mestres
O depoimento do medo da reprovação por conta da leitura trocada
A suposta reunião era o anúncio para o resultado da seleção
Dentre 91 inscritos e 65 participantes de toda a seleção, 24 pré-selecionados, dentre estes, Ravena, Regiane, Ellon e Eu
E para abrilhantar ainda mais a noite brilhante de estrelas (que decidiram aparecer depois de dias de chuva) um elogio.
Elogio este referente ao meu texto. Constrangido e feliz, só agradeço
Hoje por esses dois motivos, indo dormir mais alegre e agradecido a Deus
Que venha 2012! Que venha Câmera 12!
E o resultado de tudo isso: 24 versos escritos, 24 sorrisos e 24 belos sonhos nessa noite!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fortaleza vence Ceará no primeiro clássico do ano


Clássico emocionante e decidido nos acréscimos.



Depois de uma semana recheada de polemicas Ceará e Fortaleza realizaram o primeiro clássico do ano, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. A partida foi válida pela 8ª rodada do campeonato cearense da primeira divisão, o Ceará saiu na frente com Felipe Azevedo de pênalti, mas o Fortaleza conseguiu virar nos minutos finais com gols de Ciro Sena de cabeça e Kaue de falta.

O jogo
No primeiro tempo o Fortaleza tomou a iniciativa e buscou o gol no inicio da partida, aos poucos o Ceará começou a equilibrar as ações, Romário teve chances de marcar pelo lado do Ceará, e Cleo quase abre o placar para o Fortaleza por duas vezes, mas as chances de gol criadas pelas equipes ficaram nas mãos de Lopes e de Fernando Henrique, mas a primeira etapa terminou com o placar zerado.

Na volta do intervalo Nedo Xavier tirou Rômulo e colocou em seu lugar Ray, para dar maior velocidade ao ataque tricolor, mas foi o Ceará que abriu o placar. Apodi sofreu pênalti e Felipe Azevedo cobrou, marcando aos 5 minutos para o Ceará.

Após o gol a equipe alvinegra recuou e passou a jogar no contra ataque, enquanto o Fortaleza buscava o gol, chegando a marcar duas vezes, mas a arbitragem marcou impedimento. A equipe tricolor marcou de cabeça com Ciro Sena aos 44 minutos, empatando para o Fortaleza, mas o clássico ainda reservava mais emoções. Aos 46 minutos Caue cobra falta e vira a partida.

Com o resultado o Fortaleza agora lidera com 19 pontos, e com um jogo a menos, já o Ceará ocupa a terceira colocação com 17 pontos. Na próxima rodada o Ceará enfrenta o Itapipoca no Presidente Vargas, na Quarta-Feira, às 20h20, no mesmo dia, mas as 21h, o Fortaleza enfrenta o Icasa no Estádio Romeirão.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Barrigada no Jornalismo esportivo

Na tarde/noite de ontem (01/02/2012), o jornalismo esportivo brasileiro viveu um clima de furo impressionante, esse clima acabou se transformando em uma enorme "barriga". 

A demissão de Wanderlei Luxemburgo e a contratação de Joel Santana, para o cargo de técnico do Flamengo, dadas como certas por grandes grupos da mídia brasileira. Como, Globo, Record, BAND, ESPN, entre outros tantos foi desmentida durante a entrevista coletiva de Wanderlei após o jogo.

ESPN Mantem notícia no site
O técnico inclusive utilizou um tom irônico, ao dizer que isso é "coisa do futebol" e que sempre vai acontecer. O técnico também afirmou que respeita as fontes dos repórteres e que se eles vincularam é porque alguém falou aquilo, já que o repórter não iria inventar.

O técnico do Flamengo já pensa no trabalho de sexta-feira, com o intuito de aprontar a equipe para as partidas do campeonato carioca

Entenda o caso.....
Na tarde e noite desta quarta-feira, diversos sites divulgaram a saída do técnico Wanderlei Luxemburgo do Flamengo e já davam como certa a contratação de Joel Santana para o seu lugar. A saída de Wanderlei seria devido ao difícil relacionamento que o técnico vem tendo com o principal jogador do elenco, Ronaldinho Gaucho. A multa de Wanderlei é de 4 milhões de reais e ela pode manter o treinador por mais tempo na equipe carioca.

Pensando bem
Pagar 4 milhões para tirar Vanderlei depois da classificação da pré-libertadores parece falta de lógica, mas o fato é que os jornalistas que anteciparam a notícia, dando-a como certa, acabaram em vez de dar um "furo", levando uma "barrigada" pelo menos até agora. Barrigada que pode ter sido inclusive influenciada pela tentativa de furo.

A divulgação da informação começou a circular no fim da tarde, em torno das 17 horas, e se alastrou rapidamente, em poucos minutos, os jogadores e o próprio técnico já haviam sido avisados da mudança. Mas nada disso se confirmou. A direção do Flamengo esteve com Luxemburgo, mas não quis falar com a imprensa. Já o técnico, surpreendentemente, demostrou calma, tranquilidade e bom humor ao tratar do assunto.

Opinando (Não vai doer)
Existem duas possibilidades para o caso Luxemburgo.
1) Alguém dentro do Flamengo, ou ligado intimamente ao clube, está buscando desesperadamente, tirar o Luxemburgo da Gávea.
2) A atuação da imprensa, em conjunto com a vitória da equipe e consequente classificação mudaram os planos da direção flamenguista que deve segurar o técnico mais tempo e economizar, pelo menos, 4 milhoes de reais. Que é o valor da multa de Luxa.

Jackson Pereira